5 de fevereiro de 2009

Pintura - Portinari

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
“Estou com os que acham que não há arte neutra. Mesmo sem intenção do pintor, o quadro indica sempre um sentido social.” - Candido Portinari
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨
(Site direcionado as crianças com jogos, histórias ...)


Candido Portinari é considerado o pintor que enfatiza a crítica social, nesse contexto, representa plasticamente os ideais político-culturais do período: a busca por uma identidade nacional. A pintura guarda a memória de nosso povo, e os artistas não ficam indiferentes a tudo o que se passa à sua volta. Por isso Portinari optou por não ficar alheio e utilizou a sua arte para falar do que o rodeava.
O diferencial nas obras de Candido Portinari é a identidade de sua arte, que ultrapassa o âmbito estético artístico pela contextualização dos problemas sociais, sob o aspecto crítico e denunciador da realidade brasileira. Dessa forma Portinari, que sempre buscou pintar criticamente o Brasil, construiu importantes referências no cenário artístico mundial e suas obras conseguiram com muita propriedade elevar a arte ao padrão de modificador social.
Seu estilo representa uma linguagem plástica inovadora, moderna e ousada. Sua obra não segue um padrão estético, é difícil classificar Portinari como surrealista, primitivo ou expressionista. O artista foi um experimentador nato, atraído por todas as novidades e todas as descobertas, passou abruptamente de uma expressão a outra e, não raro, fez coincidir no mesmo período várias expressões. Suas obras pertencem a todos e a nenhum, assumem o compromisso de desmascarar os mitos do poder, integrando em sua expressão os marginalizados, destacando sua força e contribuição para o desenvolvimento do país.
Sua arte é voltada para o povo: o homem brasileiro e seus anseios, os índios, negros e brancos, retratados como heróis. Foi através deles que Portinari revelou a cultura nacional, a identidade brasileira, as belezas e misérias de nosso país. Para ele a técnica é meramente um meio, o fundamental é o sentimento. Seu trabalho é atemporal provoca, de maneira irremediável, piedade, indignação, tristeza, sensações de desolação ou revolta. Ao apreciar suas obras é impossível ficar imune ao conteúdo social, as temáticas apresentadas sempre nos levam a reflexão sobre o contexto histórico e social do Brasil, seja relacionando-as a época em que foram pintadas ou a atualidade.

“[...] O homem merece uma existência mais digna. Minha arma é a pintura...” Candido Portinari


*** Ao retratar o Brasil Portinari pintou crianças brincando, os trabalhadores, os retirantes. Retratou nossa história aos olhos dos que realmente a construíram, nossa diversidade étnica e cultural. Imagens que muitas vezes chocam, mas nem por isso deixam de fazer, ainda hoje, parte da nossa realidade. Vale a pena pesquisar mais sobre ele!


Algumas Obras

9 comentários:

  1. Muito interessante o seu blog, adoro a arte e estou encantada com as obras deste ícone da pintura brasileira. Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaaaaaa..ele deve ser muito legal...

    ResponderExcluir
  3. nosaaaaaaaaaaaaaaaa...ele tem um bom carater

    ResponderExcluir
  4. Me encantei com seu site as obras de Portinare são mesmo encantadoras só senti falta dos nomes das obras.

    ResponderExcluir
  5. candido portinare foi um homrn maravilhoso e seus quadros são emocionantes e lindos.
    ele esta de parabems pena que ele foi pro outro mundo....

    ResponderExcluir
  6. obras pra emocionar qualquer coração .. bravo!!

    ResponderExcluir
  7. Sinto não existir descrições sobre os quadros como: dat, tamanho e títulos, fora isso muito legal. Estou organizando um projeto sobre os negros basedo nas obras deste homem tão brasileiro.

    ResponderExcluir